Óleos essenciais na gestação
Toda mulher passa por diversas sensações no período da gestação. Por isso, para conseguir lidar bem com todas as mudanças físicas e psicológicas, a futura mamãe deve tomar algumas precauções.
Buscar por um bom acompanhamento médico é essencial, afinal, aparecerão problemas como enjoos, cólicas, inchaços, insônia e muitos outros. Todas essas situações trarão grande incômodo, então toda ajuda será bem-vinda.
Os óleos essenciais poderão auxiliar bastante, pois eles contribuem contra alguns efeitos colaterais da gravidez atenuando o mal-estar. Só é preciso ficar atento, pois alguns deles são contraindicados durante a gestação.
Pensando no bem-estar das gestantes, vamos falar quais óleos atuam melhor em cada situação:
- Enjoos e dores de cabeça: óleo essencial de Hortelã Pimenta é o mais indicado e deve ser utilizado após os primeiros três meses. Basta colocar até três gotas na mão e inalar para se sentir revigorada.
- Estrias: óleo essencial de Bergamota ajuda na prevenção de problemas de pele. Também pode ser utilizado contra acnes. Para passar no corpo utilize 5 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal.
- Infecção urinária: óleo essencial de Tea Free (Melaleuca) pode ser utilizado em um banho de assento com dez gotas em dois litros de água. É ótimo para liberar toxinas do organismo, é extremamente antisséptico e fortalece o sistema imunológico.
Durante o trabalho de parto também é possível receber ajuda de óleos essenciais, um exemplo é o óleo essencial de Lemongrass que alivia a dor e traz mais relaxamento. Pode ser utilizado através de inalação (duas gotas) e massagem de 50 a 75 gotas em 100ml de óleo vegetal.
Vale reforçar que a utilização desses produtos deve ser aprovada pelo médico que acompanha a gestação. Por isso, antes de adquirir, entre em contato com o profissional de sua confiança e peça que ele indique as melhores opções para você.