
Quais cuidados ter com a pele madura?
Sabemos que independentemente da idade, nossa pele merece cuidados. Afinal de contas, ela é o maior órgão do corpo humano e extremamente necessária para a vida.
Passam-se os anos e vamos enfrentando uma série de mudanças internas e externas, que podem afetar significativamente a saúde e a aparência da nossa pele.
Considera-se uma pele madura, geralmente entre os 40 e 50 anos de idade, essa pele precisa de muito mais atenção, e cuidado dobrado.
Você deve estar se perguntando o por quê?
Há vários fatores, vamos ver os mais importantes!
Lembrando que a pele madura, passa a ter características resultantes do processo natural de envelhecimento. Então quanto mais cedo começarmos a cuidar de nossa pele, mais benefícios veremos lá na frente.
Fatores mais importantes em relação ao cuidado da pele madura:
- Diminuição da produção de colágeno e elastina:
Ao longo do tempo, nosso organismo diminui naturalmente a produção de colágeno e elastina, o que pode levar a uma perda significativa de firmeza e elasticidade da pele, fazendo com que a pele fique menos firme, aparecendo linhas de expressão como rugas, e outros sinais visíveis, causados pelo tempo.
O colágeno e a elastina são proteínas estruturais que garantem, firmeza, elasticidade e resistência ao nosso corpo. Ambos são essenciais para manter a nossa saúde.
O colágeno sendo a proteína em maior número presente no corpo humano e representando uma parte significativa da pele, tendões, ligamentos, ossos e cartilagens. Ele é o responsável por proporcionar estrutura e firmeza aos tecidos do corpo. Já a Elastina, é a proteína responsável em proporcionar elasticidade à pele e aos tecidos.
- Aumento do Ressecamento:
Conforme dito anteriormente, à medida que envelhecemos, há uma série de mudanças internas e externas que atingem e modificam a estrutura de nossa pele. No caso do ressecamento, ele acontece na pele madura porque nosso organismo também diminui a produção de óleos naturais (produzidos pelas glândulas sebáceas). Os óleos, ou (também conhecidos como sebo), são responsáveis por manter a pele hidratada e protegida, e sua diminuição torna a pele mais seca e áspera. Também diminui a capacidade da pele em reter água, fazendo a com que a pele fique seca.
A camada mais externa da pele vai fiando mais fina, levando à perda da hidratação e a uma maior vulnerabilidade a danos externos, como o clima (calor e frio excessivo), temperatura alta da água no banho, entre outros.
- Aparecimento de Manchas:
É comum em peles maduras, ocorrer o aparecimento de manchas. Há vários tipos de manchar que se pode surgir.
Senis ou Manchas Solares, muito comuns, são aquelas manchinhas escuras ou marrons que se formam principalmente em áreas expostas ao sol, como mãos, rosto, ombros e colo. Elas são resultado de danos solares acumulados ao longo dos anos, consequência do excesso de exposição aos raios UV.
Melasma, não é exclusivo na pele madura. Se caracteriza como manchas de tom marrom ou acinzentado, geralmente aparentes no rosto (testa, bochechas, lábios). Causado por influência de fatores hormonais.
Sardas, também não exclusivas na pele madura, até mesmo mais comuns seu surgimento na juventude. Mas com o passar do tempo, na pele madura pode se intensificar com a exposição solar. Seu aparecimento é mais comum em peles claras e são causadas pela produção excessiva de melanina.
Hiperpigmentação inflamatória, também são manchas que não são exclusivas da pele madura, porém, na pele madura podem permanecer por mais tempo, por conta da lentidão da regeneração celular. São manchas escuras que surgem após a inflamação da pele, como cicatrizes de acne ou feridas.
- Diminuição da renovação celular:
Como vimos anteriormente, nosso corpo com o passar do tempo, se torna preguiçoso! Ele diminui a produção de colágeno, elastina, sebo das glândulas sebáceas, resumindo ele produz menos e mais lentamente, afetando diretamente o aspecto da nossa pele.
Manter uma rotina de cuidados com a pele, incluindo alimentação balanceada, proteção solar, hidratação e esfoliação, é fundamental para estimular a produção natural de colágeno, elastina, absorção de água, vitaminas e demais substâncias importantes pata manter a pele com aspecto vibrante, macio e saudável.
A HMulti oferece a Linha homeopast, repleta de opções naturais, veganos com o melhor e mais moderno no cuidado com a pele. Como por exemplo, o homeopast USO DIÁRIO que é um creme hidratante corporal que possui propriedades que recupera a água que a pele perde durante a rotina diária, recompõe as células de dentro para fora, fortalecendo assim, a barreira de proteção da pele.
O homeopast ESFOLIANTE que remove as células mortas e deixa a pele limpa, suave, macia e hidratada. Rico em antioxidantes e em vitamina E.
E também o homeopast TOQUE SECO TRIPLA AÇÃO que mesmo com nome toque seco, deixa a pele bem hidratada e macia. Ele protege e recupera a pele ressecada, além de equilibrar a microbiota da pele, prevenindo a proliferação de microorganismos indesejados, também regula a sudorese e o mau odor.
Agora ficou claro porque a pele madura pede mais cuidado e atenção, e quais fatores justificam esse cuidado maior. Com os produtos certos, fica fácil a rotina de cuidados com a pele seja ela, jovem ou madura. O importante é cuidar e nunca descuidar!