Tipos de pés e pisada. Você sabe qual é o seu?
Tipos de pés e pisada. Você sabe qual é o seu?
Os pés são aqueles que nos sustentam todos os dias, aguentam o peso de nosso corpo.
Já sabemos o quanto é importante cuidar da saúde de nossos pés por meio da hidratação, lixar corretamente e cuidar das unhas. E a importância de um acompanhamento com o profissional da podologia para mantê-los saudáveis.
Mas você sabia os pés não são iguais em sua anatomia e há 3 tipos de pisada?
Conhecer o seu tipo de pé e pisada, isso irá te ajudar a evitar problemas ortopédicos e musculares.
Tipos de pés
Pé Normal
Pé Plano ou Chato
Pé Cavo
Tipos de Pisada
Pisada neutra
A pisada neutra caracteriza-se por usar a parte da frente do pé para impulsionar o passo. Ou seja, ela possui um posicionamento que favorece a distribuição de peso do corpo de maneira bem equilibrada. É um tipo bastante comum de pisada encontrado na população mundial (e considerado o tipo mais correto pelos ortopedistas).
Esse tipo de pisada começa com um impulso na parte de fora (externa) do calcanhar e faz o pé girar ligeiramente para dentro, terminando com o centro da planta do pé.
Pisada pronada
A pisada pronada é a mais comum entre atletas, é quando a parte interna do pé encosta no chão primeiro para fazer o apoio do peso do corpo.
Nessa pisada, o pé ao tocar o chão com a parte externa do calcanhar faz uma rotação considerável para dentro, terminando a passada próximo ao dedão. Quem tem esse tipo de pisada, pode perceber um desgaste maior na lateral interna dos calçados que usa.
Pisada supinada
Pisada supinada tem por característica ser o oposto da pisada pronada. Ou seja, o impulso se dá usando a parte externa do pé. Poucas pessoas tem esse tipo de pisada e costuma ser em quem tem o tipo de pé cavo.
Essa pisada tem a passada no calcanhar e termina no dedinho mínimo, mantendo o lado externo do pé sempre em contato com o chão. Um detalhe de quem tem essa pisada, por exemplo, os tênis de atletas com essa pisada irão aparentar mais gastos no lado de fora.
É importante entender que, dependendo do tipo de pisada, lesões podem surgir (principalmente em praticantes de corrida), mas isso pode ser facilmente resolvido com o calçado correto.
Para identificar o seu tipo de pisada, procure um médico ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico preciso: assim será mais fácil identificar a palmilha ou calçado adequado, caso necessário.
Cuidado com os pés é saúde. Cuide sempre dos seus pés.
Fonte
https://www.atletis.com.br/tipos-pisada-supinada-neutra-pronada
https://iocb.com.br/artigos/entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-pisada
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/cuidar-da-saude-dos-pes-ajuda-evitar-dores-e-problemas-futuros.html