Porque o pé de gestante racha?
Porque o pé de gestante racha?
O cuidado com os pés sempre foi importante, mas durante a gestação, o cuidado com os pés deve ser redobrado.
As gestantes passam por transformações hormonais em seus corpos, muito importantes e que devem ter atenção para que não tenham consequências negativas na saúde dos pés, como inchaço, rachaduras e encravamento das unhas dos pés.
O inchaço
O inchaço (edema gravitacional) ocorre quando o sangue começa a circular mais devagar pelo corpo ocasionando retenção de líquidos. Nos dias quentes, com a dilatação dos vasos sanguíneos, o problema se agrava. Há também os casos em que o sistema linfático é normalmente mais lento e possibilita o inchaço com mais facilidade.
Encravamento das Unhas dos pés
As unhas dos pés podem encravar durante a gestação por conta de os pés estarem maiores que o normal e acabam ficando apertados nos sapatos. Busque usar sapatos mais folgados e confortáveis.
As Rachaduras
Conhecidas popularmente como rachaduras (as fissuras) nos pés, se tornam muito comuns nos pés das gestantes, durante a gravidez. Elas ocorrem por conta do sobrepeso. O peso da mamãe, junto com o peso do bebê que vai chegar, eleva a pressão nos calcanhares e com o tempo causa rachaduras em todo o contorno do pé.
E se ficar sem cuidados, o ressecamento e as rachaduras podem causar sangramento.
Alguns cuidados que as gestantes devem ter com os pés durante a gravidez:
• Beber bastante água (hidratação e circulação);
• Diminuir o uso do sal (diminuir o inchaço);
• Evitar lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. Só o podólogo sabe a intensidade que pode dar ao lixamento a fim de não romper mais tecidos, agravando o caso;
• Hidratação diária dos pés;
• Buscar tratamento com um profissional habilitado, durante e após a gestação;
• Enquanto existir a fissura, evite o uso de chinelos e rasteirinhas. Opte por sapatos fechados mais confortáveis;
Para a hidratação dos pés indicamos que utilize o homeopast Tripla Ação durante o dia, pois com seu toque seco tem alta absorção e não é oleoso, com isso não tem risco de escorregar. E antes de dormir, utilize o homeopast Ultra Hidratação, que tem alto poder de hidratação por ter um aspecto mais oleoso e concentrado.
Fonte:
Saiba como cuidar dos pés durante a gravidez - Sempre Materna
Os cuidados com os pés na gravidez, no recém-nascido e na adolescência | Notícias Corporativas | Mundo do Marketing