Como prevenir doenças virais com óleos essenciais
Como prevenir doenças virais com óleos essenciais
Há vários estudos referente ao uso dos óleos essenciais como mecanismo de defesa de doenças virais. Nos séculos XVI e XVII durante a peste negra, os médicos usavam dentro da máscara uma solução de vinagre com plantas aromáticas ricas em óleos essenciais, como canela, louro, cravo-da-índia, entre outros, para evitar contrair a moléstia. E essa solução ficou conhecida como “sinergia dos quatro ladrões” porque foi usada por assaltantes nesse período, para entrar nas casas dos moribundos e saqueá-las, sem contraírem a doença.
Séculos depois, estudos científicos mostraram o potencial presente nesses óleos para matar o vírus da herpes, da influenza e do ebola.
Em 2008, uma pesquisa italiana demonstrou in vitro considerável eficácia do óleo essencial de louro, na diluição de apenas 0,012%, no combate ao coronavírus do tipo SARS-CoV-1, que causa síndrome respiratória aguda grave e antecede a Covid-19 e o SARS-CoV-2, para os quais o óleo de louro ainda não foi estudado.
“Em 2019, nos EUA, um estudo3 demonstrou que o eugenol, principal componente do óleo essencial de cravo-da-índia, apresentou potente ação antiviral ante o ebola, vírus que, como os coronavírus, possui grande potencial de infecção devido à presença de espículas ao seu redor que carregam proteínas que se ligam a receptores nas células, abrindo as portas para o vírus”.
Atualmente se fala muito de proteção e aumento da imunidade, por causa da pandemia relacionada ao Covid-19.
Especialistas apontam que “no caso da Covid-19, a proteína “S”, presente nas espículas do vírus, possuem alta afinidade pelo receptor da enzima de conversão de angiotensina (ECA2), via pela qual esse vírus invade as células do pulmão, provocando a infecção. Esse receptor está presente em inúmeros tipos de células do corpo, desde pulmões, rins, intestinos e sistema nervoso, e, dentre várias funções, interfere no controle da pressão sanguínea”.
Como podemos utilizar a aromaterapia de forma segura e nos beneficiar em relação a doenças virais?
Para aumentar a imunidade, uma listinha de óleos essenciais:
Óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)
Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor. É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.
Óleo essencial de Tomilho
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, muco lítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neuro tônico.
É rico em fenóis (soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato).
Óleo essencial de Eucalipto Globulus
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, muco lítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.
Forma se uso dos óleos essenciais: Use com Difusor pessoal (colar) ou Difusor de ambiente. Não passe direto na pele.
Obs: A aromaterapia é um tratamento complementar e/ou preventivo que não substitui o tratamento médico. Indicamos sempre que caso tenha sintomas, queixas, procure um profissional da saúde.
Fonte:
Óleos essenciais para aumentar a imunidade e se proteger
O poder antiviral dos óleos essenciais | Blog SerEssencial - Aromaterapia
O potencial dos óleos essenciais na pandemia