
O uso do esmalte faz mal a saúde?
O uso do esmalte em si não faz mal a saúde, porém o perigo de manter o esmalte por muito tempo é que o pigmento no esmalte pode penetrar nas poucas camadas superiores da unha e secar, diz o Dr. Rowland. Quando isso acontece, leveduras, bactérias, mofo e bolor podem se desenvolver por baixo da unha, o que pode levar a problemas a longo prazo.
Suas unhas precisam respirar
"Quando o esmalte é deixado por um período prolongado, algo chamado granulação de queratina pode se desenvolver", de acordo com a dermatologista e especialista em unhas Dr. Dana Stern. "São manchas brancas e ásperas na unha que se formam quando o esmalte é removido junto com as camadas superficiais das células das unhas".
A realidade é que as unhas não "respiram", pois recebem seus nutrientes e oxigênio da corrente sanguínea e não do ar. A solução é dar um "feriado para o esmalte", que deve durar pelo menos três semanas, dependendo da gravidade dos danos.
Para pintar uma imagem mais clara de como as unhas funcionam, a dermatologista sugere visualizar as células que compõem a unha como semelhantes às telhas de um telhado. "Esses azulejos são feitos de proteínas, especificamente queratina, assim como nossos cabelos", disse Stern. "Essas células são muito delicadas e podem ser danificadas com a exposição prolongada a certos produtos químicos".
ACETONA, vilã ou mocinha?
O culpado químico mais comum dos danos nas unhas: acetona .
"Um solvente forte que geralmente é usado para remover o esmalte, a acetona seca esses delicados onicócitos, fazendo com que se separem, se dividam, descascam e quebrem", explicou Stern.
Solucionando o problema...
Evite produtos químicos agressivos, verifique. evite acrílicos, mantenha uma alimentação saudável e tenha sempre na bolsa um hidratante para as unhas como o Hemolien e um para as mãos como o HomeoCreme.