
Efeito Rebote: Qual a causa e como evitar
Você já ouviu falar em efeito rebote? Alguém já falou pra você: a sua pele está com efeito rebote. Mas você não sabe o que significa.
Não? Nunca ouviu falar nisso?
Vamos conhecer o que é esse efeito e como evitá-lo, de forma prática!
O efeito rebote é uma reação do nosso organismo contra o ressecamento, a desidratação de nossa pele.
Algumas pessoas acham que é algo específico de quem tem a pele oleosa, porque quem tem a pele oleosa muitas vezes costuma reclamar que mesmo fazendo uma rotina de skincare diariamente, regrada, a oleosidade da pele ainda persiste e em muitos casos até piora.
O causador de tudo isso, é ele, o Efeito Rebote!
Ainda que a pele oleosa seja mais fácil de ser atingida por ele, não é a única, muito pelo contrário, o efeito rebote atinge todos os tipos de pele, tanto quem tem a pele oleosa, mista ou seca.
O Efeito Rebote é algo que atinge toda a pele, mas principalmente as áreas do rosto e coro cabeludo.
Mas afinal, o que é o Efeito Rebote?
Nosso organismo está sempre em busca do equilíbrio, afinal de contas só equilibrado ele funciona na sua melhor condição, e nos mantém saudável.
Quando o nosso organismo sente que a nossa pele não está hidratada como deveria, as nossas glândulas Sebáceas (já falamos delas aqui no blog), recebem um sinal alertando sobre a possibilidade do ressecamento da pele. Então “elas entram em ação” pra evitar o ressecamento, e começam a produzir em alta quantidade o nosso óleo natural (conhecido também como sebo) para compensar esse ressecamento excessivo que está por vir.
A grande questão é, que ao tentar equilibrar a hidratação de nossa pele e evitar o ressecamento, com essa produção de sebo em alta quantidade, o objetivo acaba se transformando em problema, pois desregula o organismo pelo excesso, ao invés da falta.
O que significa que ao longo prazo, essa alta produção não contribui para a hidratação da pele, porque depois que a pele retoma sua hidratação e afasta a possibilidade do ressecamento, as glândulas continuam com a alta produção de sebo, e o excesso do óleo natural (ou sebo) é como um excesso de gordura, que ao se acumular nos poros de nossa pele, vai impedir a absorção de nutrientes e até mesmo da água, deixando a pele com o aspecto oleoso, sem respirar, o que não é saudável.
Alguns fatores que podem nos levar ao efeito rebote:
Por mais incrível que pareça, o Efeito Rebote, no geral, é causado por questões de hábitos e comportamentos na rotina de cuidados.
- Excesso de limpeza diária:
Lavar o rosto muitas vezes ao dia ou usar sabonetes muito agressivos pode remover a barreira de proteção natural da pele, levando a um efeito rebote provocando oleosidade e acne. (O mais indicado é até duas vezes por dia);
- Falta de hidratação da pele:
Não hidratar a pele da forma ideal, com um produto que seja o mais natural possível, sem componentes na fórmula que agrida a pele e promova a hidratação.
- Uso de produtos que não combinam com o seu tipo de pele:
Ter uma pele seca e usar um produto para pele oleosa, ou vice versa. Busque sempre um produto que seja para todos os tipos de pele, ou para o seu tipo específico.
- Uso de produtos agressivos em excesso:
Produtos cosméticos com alto teor de ácidos, como (retinol, ácido salicílico e glicólico) usados em excesso ou com muita frequência, podem irritar a pele ou sensibilizá-la. Uso prolongado de Corticoides tópicos que podem causar uma melhora inicial, mas ao interromper o uso, a pele pode reagir com inflamações intensas.
- Produtos para Acne:
Normalmente esses produtos, possuem em sua fórmula peróxido de benzoíla e enxofre, que se usados demais podem causar ressecamento extremo o que vai ter com consequência o Efeito Rebote.
- Estresse e fatores hormonais:
Embora não sejam diretamente “efeito rebote”, podem intensificar o problema de pele e causar falha nos tratamentos, o que pode ser confundido com rebote.
Como identificar o Efeito Rebote? Só pela Oleosidade em excesso?
Os sintomas, aspectos causados pelo Efeito Rebote, podem variar, dependendo do seu tipo de pele e do fator que o causou.
No entanto, existem alguns sinais comuns que podem ajudar a identificar que você está enfrentando essa condição.
- Aumento da oleosidade:
Não poderíamos deixar de citar em primeiro, o aumento da oleosidade da pele. Então por exemplo, se a sua pele se torna mais oleosa após usar um determinado produto, iniciar um tratamento, principalmente se este tratamento for já para o controle da oleosidade, e acne. É o Efeito Rebote se apresnetando através da oleosidade.
- Aumento de acnes:
O surgimento de acne em áreas onde não havia antes ou o aumento considerável, demonstrando uma piora da condição, após iniciar ou parar um tratamento.
- Vermelhidão e irritação:
Se a sua pele está sensível, avermelhada, com sensação de ardência ou coceira, principalmente após fazer uso excessivo de produtos de cuidado para a pele e ter pausado esse uso bruscamente.
- Ressecamento excessivo e descamação:
O ressecamento que de certa forma desencadeia como a principal causa do Efeito Rebote, com a pele ressecando e aquele grito de socorro do organismo para aumento da produção do sebo, e também o ressecamento excessivo após o uso de um determinado produto, o que pode ser um sinal de efeito rebote.
- Sensibilidade aumentada:
Sua pele começa a reagir negativamente, a coisas que antes não causavam reação ruim, como sabonetes comuns ou exposição leve ao sol.
- Efeito “boomerang”:
A condição original da pele volta ainda mais intensa do que era antes do tratamento, exemplos, rosácea, dermatite, acne...
É extremamente comum ficarmos desesperados para combater a oleosidade, o ressecamento da pele, nos sentirmos muito incomodados por esse aspecto seco, ou oleoso, sem saúde, e buscamos resolver na pressa o problema, sem dar tempo ao processo de cuidado.
Nessa, acabamos usando produtos com componentes agressivos, até mesmo apelando para receitas caseiras, sem qualquer comprovação de efeito e recomendação de especialistas, dermatologista.
O importante é usar produtos que deem segurança, além da ação de resolução do problema, seja ele na oleosidade ou ressecamento.
Uma dica: A Linha homeopast tem a homeopast ÁGUA TERMAL VEGETAL, um produto com componentes naturais, vegano, com ação comprovada, sem contraindicações, que pode ser usada por toda família.
Tem ação hidratante e refrescante, de alivio calmante, e revitalização indicada para ser usada diariamente. Ideal para todos os tipos de pele, essa água termal é a escolha ideal para quem deseja hidratação, alívio e proteção em um único produto.
O que achou?
Conhece alguém que passou pelo Efeito Rebote? Se sim, compartilha o link da matéria, e fica ligado nas próximas!