Cuidados com pés quando se tem diabetes.

Cuidados com pés quando se tem diabetes.

Publicado por: Beatriz Publicado: 10/11/2017 Visitas: 17013 Comentários: 1

Cuidar dos pés é essencial para qualquer pessoa (evita ressecamento, micoses, frieiras, etc), mas para quem tem diabetes, esse cuidado é ainda mais importante. Isso porque os diabéticos têm uma tendência maior de desenvolver problemas nos pés. Então, não tem jeito: para evitar complicações frequentes (e até mesmo graves), a regra é cuidar!
A diabetes facilita o aparecimento de infecções através da Neuropatia Diabética (doença dos nervos periféricos) e de problemas decorrentes da má circulação. Para entender melhor: como todas as partes do corpo, os pés necessitam de aportes apropriados de sangue e oxigênio. Se isso não acontece, infecções, doenças vasculares e doenças decorrentes da falta de circulação podem sim aparecer.

Veja abaixo, alguns cuidados simples para cuidados com os pés quando tem diabetes:

Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Use espelho para olhar a sola dos pés.

Lave os pés com água morna. Passe o sabonete delicadamente e enxágue. Na hora de secar, não esfregue, mas enxugue bem entre os dedos
Aplique creme hidratante ou óleo sobre a pele do dorso dos pés, nunca entre os dedos. Aplique também na sola dos pés. Evite talco, pois pode causar ressecamento da pele. O ideal é um creme que possa ser usado por diabéticos, como o HomeoPast. 

Aproveite para cortar as unhas após o banho, quando elas ficam amolecidas. Se apresentar problemas de sensibilidade nos pés, peça alguém para fazer por você. Dê preferência a cortadores de unhas / tesouras com pontas redondas, para evitar cortes. Corte as unhas retas, nunca os cantos. Isso evita unha encravada e infecções.

Consulte um podólogo para tratar os calos e, em caso de micose nas unhas ou entre os dedos, o ideal é usar produtos recomendados para estes casos (como o Homeofree) e consultar um médico.
Nunca ande descalço! Lembre-se que quem é portador de Diabetes pode apresentar diminuição da sensibilidade dos pés, podendo se machucar com mais facilidade.
Use calçados de tamanho adequado, pois isso evita calos, bolhas, feridas. Opte por sapatos macios, sem costuras, sem bico fino ou com salto muito alto; evite sandálias que tenham tiras ou fivelas.

Em relação às meias, prefira aquelas que deixam a pele dos pés respirarem. Troque as meias quando sentir que estão molhadas de suor. Prefira as de algodão e que não tenham costuras.
Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois piora a circulação do sangue nos pés. Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo. Levante-se e ande um pouco. Se não for possível, estique os pés, movimente-os para cima, para baixo e para os lados, mova os dedos, faça círculos com os pés.

Quando estiver sentado use um banquinho para manter os pés elevados.
Não se esqueça de que tudo isso só funciona se a pessoa tiver um bom controle glicêmico! Faça exames periódicos! O cuidado com os pés começa com o uso adequado da medicação (sob orientação médica) e com a dieta alimentar adequada a cada pessoa.

Tags: pés de diabéticos, cuidados, cuidados com os pés, saúde, diabete, diabéticos

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse o Portal

Revendedor

Acesse

Galeria de Imagens
Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.