Entenda as causas e cuidados com as bolhas nos pés
A maioria das pessoas já teve, pelo menos uma vez na vida, bolha no pé. Quando ela surge, de imediato vem aquela dúvida: deixar como está ou estourar? Existe jeito certo de tratá-las, e, por simples que ela pareça, cuidados são essenciais para evitar problemas como infecção e formação de pus.
As bolhas são causadas por alguns motivos como a fricção, tipicamente entre a pele e o sapato ou meia, ou a umidade excessiva, devido aos pés suados ou condições úmidas do ambiente. Existem dois tipos de bolha: as que não apresentam dor e as que são dolorosas. Para cada uma delas existe um cuidado diferente, e, para ambas é recomendado manter a bolha em repouso para evitar novos traumas.
No caso da bolha que não vem acompanhada de dor, você pode deixá-la como está, pois a pele serve de proteção. Ela normalmente estoura sozinha e drena o líquido de forma rápida. A pele não demora para curar. Já com a bolha dolorida o procedimento a ser adotado é outro: você deve ferver uma agulha (de 5 a 10 minutos) e após, resfriá-la, furar cuidadosamente a bolha. Atenção! Certifique-se de que o pé e a região da bolha estejam higienizados corretamente. Após perfurar, pressione para que o fluido saia e não remova a pele da bolha, ela ainda estará protegendo a pele de baixo até cicatrizar. Bom lembrar: Utilize antisséptico!!
Na nossa loja temos um produto indicado para evitar o aparecimento de bolhas (confira aqui). Mesmo com os cuidados, a bolha corre o risco de infeccionar e de formar pus. Se isso acontecer, o tratamento deve ser feito com antibiótico oral ou de uso local sob orientação médica. Fique atento!